Projeto Jetstone
2002-2006
O Projeto Inovstone 4.0 vem dar continuidade ao trabalho iniciado em 2002 com o Projeto Jetstone.
O Projeto Jetstone deu origem a um movimento de mobilização Lean, focado em objetivos muito claros e que se mantêm atuais, que passavam por desenvolver uma geração de tecnologia, conceitos e práticas inovadores.
Com o Projeto Jetstone, o Setor da Pedra Natural ganhou flexibilidade na produção, agilizou respostas a projetos feitos à medida, permitiu a redução de resíduos de matéria-prima, levou à incrementação da eficiência energética, aumentou a produtividade, permitiu a criação de novos produtos e serviços, melhorou as condições de trabalho e contribuiu para a evolução da cadeia de valor. A juntar a tudo isto, o Projeto Jetstone foi o ponto de partida para muitas empresas evoluírem tecnicamente.
As metas alcançadas com a implementação do Projeto Jetstone, não só revelaram o seu potencial, como permitiram perceber tudo o que ainda poderia ser atingido, com o foco e a abordagem adequados.

Projeto Inovstone
2009-2013
Em virtude do reconhecimento do cluster da Pedra Natural e dos resultados obtidos com o Projeto Jetstone, foi feita uma nova aposta num Projeto que tinha como grande objetivo dar continuidade ao trabalho previamente iniciado.
A esse novo Projeto foi dado o nome Inovstone – Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural. Também este Projeto se revelou um verdadeiro sucesso, uma vez que atuou transversalmente ao nível das atividades do Setor da Pedra Natural, reforçando o papel da tecnologia na evolução dos processos.